Teste do Pezinho

O que é o Teste do Pezinho?
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que se não diagnosticadas a tempo poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.
O meu bebê parece normal, mesmo assim ele precisa fazer o teste?
- Muitas crianças com doenças metabólicas são provenientes de famílias sem história dessas condições.
- Crianças aparentemente saudáveis ao nascimento podem levar até meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas da doença.
- Segundo relato de programas de triagem neonatal americanos e europeus a chance é de se descobrir uma criança doente a cada 700 ou 1000 crianças nascidas aparentemente normais.
Quando devo realizar o Teste do Pezinho?
- O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 2º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida. O que poderá ser prejudicada é a eficácia do tratamento, caso necessário.
Como é realizada coleta?
- A coleta é realizada a partir de gotinhas de sangue colhidas do calcanhar do bebê ou através de uma única punção venosa.
Os dois procedimentos são quase indolores, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso eles choram.
Existem diferentes tipos de Teste do Pezinho?
- Sim, existem testes chamados de Básico, Ampliado, Plus, Máster, Expandido e Completo, que são compostos por diferentes grupos de exames. A diferença entre eles está quantidade de doenças e condições pesquisadas em cada tipo de teste.
Como escolher o tipo de teste a ser feito?
- Converse com o pediatra do seu filho ou com o pediatra da própria maternidade para decidir qual dos testes deve ser realizado. Ele provavelmente vai levar em conta o histórico familiar do bebê, sua gestação e a maior ou menor incidência de certas doenças na região em que você vive.
O SUS realiza quais tipos de Teste do Pezinho? Como saber quais os tipos de Teste cobertos pelos convênios particulares?
- Sim, desde 2001, o Ministério da Saúde tem um programa nacional cujo objetivo é submeter todos os recém-nascidos do Brasil a uma triagem para certas enfermidades, algo que ainda vem sendo implantado, em velocidades distintas, em cada Estado do país.
Na rede pública e em postos de saúde, a triagem básica é gratuita, mas sua abrangência e o tipo de doenças incluídas no teste variam de Estado para Estado. Em hospitais, maternidades e laboratórios particulares deve ser verificada a cobertura com o seu convênio.
O que fazer com um resultado alterado?
- Por se tratar de um teste de triagem, um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, portanto de exames confirmatórios.
Somente o acompanhamento de rotina realizado pelo pediatra pode atestar a saúde do seu bebê, pois avaliações e indicações médicas baseadas em dados clínicos são sempre soberanas.
Quais doenças podem ser detectadas no teste do pezinho?
A tabela abaixo mostra algumas doenças detectadas pelos diferentes tipos de teste.

Faça do Teste do Pezinho um passo fundamental para seu bebê!
Link de interesse: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1061