Close

16/03/2017

Influência da dieta na concentração de Triglicerídios

Influência da dieta na concentração de Triglicerídios

Estudo científico realizado pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) publicado no Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial comparou valores de Colesterol Total, HDL e Triglicerídeos de pacientes colhidos em dois dias distintos da mesma semana: segunda e quinta feira. As duas coletas foram realizadas nos mesmos indivíduos, sob um jejum de 12 horas.

No estudo, observaram-se variações estatisticamente significativas ocorridas quanto às dosagens de triglicerídeos em diferentes dias da semana, quando os níveis de tal parâmetro na segunda-feira se apresentaram mais elevados que na quinta-feira, mesmo que o paciente tenha feito um rigoroso jejum de 12 horas antes de ambas as coletas. Este aumento dos triglicerídeos na segunda-feira se deve ao fato de que, tradicionalmente e incondicionalmente, a alimentação mantida pela população no fim de semana difere das refeições sustentadas nos dias úteis, já que na primeira há uma predileção por alimentos mais gordurosos e de alto valor lipídico, assim como aumento no consumo de álcool. Ou seja, os níveis sanguíneos de tal lípide se mostram suscetíveis ao tipo de dieta alimentar recente do indivíduo, mesmo sob o jejum de 12 horas.

Conclui-se que, devido às flutuações entre os diferentes dias da semana, a avaliação dos lipídios deve sempre levar em conta fatores ambientais e individuais, devendo, se necessário e se houver indicação médica, realizar novo exame em um dia da semana que esteja em sua rotina, sem excessos de alimentação e bebidas alcoólicas.

Veja o artigo completo no link abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1676-24442003000400004&lng=en&nrm=iso