Close

Perguntas Frequentes

O laboratório ValeClin selecionou algumas perguntas comuns quanto a determinados exames. Sempre existem dúvidas em relação a exames laboratoriais. E existem perguntas que muitas vezes são frequentes como: Posso beber água? Remédios interferem nos resultados de exames? Posso colher urina em casa? Em vista disso, respondemos as perguntas mais frequentes.
  
– Click nas perguntas para maiores informações


Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.

O hormônio Gonadotrofina Coriônica humana (B-HCG) é produzido pela placenta, sendo detectado tanto no sangue quanto na urina geralmente 7 dias após a concepção atingindo um pico geralmente aos três meses de gestação, após o qual se verifica um declínio gradual. No entanto, seu aparecimento no sangue, assim como as concentrações encontradas, pode variar entre mulheres grávidas.

Assim recomendamos que a data exata para a coleta seja sempre orientada pelo seu médico.

Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Sim, pois existem nestes alimentos substâncias que podem interferir nos resultados de determinados exames.

Não, pois o leite é um alimento e nele contém várias substâncias que interrompem o jejum.

Sim, pois outras substâncias encontradas em chicletes ou balas podem falsear o resultados de seus exames.

Mantenha sua alimentação normalmente, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável.
  
Cuidado apenas com os excessos (pizzas, churrasco, feijoada, entre outros).

O procedimento essencial, para que você cliente, possa nos ajudar a fazer um exame e interpretá-lo sem erros, deve ser seguido da seguinte forma:
  
– O ideal é que seja colhido no laboratório, sendo preferencialmente a 1ª da manhã , caso não seu médico deve ser informado do horário da coleta.
  
– Fazer assepsia antes da coleta, o laboratório fornece ao paciente gazes, para mulheres proceder da seguinte forma:
Afastar os grandes lábios com uma das mãos, umedecer a gaze em água corrente e proceder a limpeza de frente para traz e certificar-se que está limpando por entre as dobras da pele o melhor possível, para homens fazer a limpeza com a gaze umedecida certificando-se que o pênis fique bem limpo.
  
– Desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio e desprezar o final da micção.
  
– A coleta realizada da maneira correta, como descrito acima, será muito importante na fidelidade do resultado final de seu exame.

O exame de sangue oculto é útil para a identificação de lesões do tubo gastrointestinal que cursam sem sangramento clinicamente visível é também útil no diagnóstico de anemias ferroprivas, resistentes ao tratamento, especialmente em crianças.
   
Resultados falso-positivos podem ocorrer pela presença de mieloglobina e/ou hemoglobina de origem de carne animal.
 
Resultados falso-negativos podem ocorrer no uso de vitamina C e agentes antioxidantes, desta forma se o bebê não coma nenhum alimento que contenha carne animal, deve manter sua alimentação habitual.
 
Coprológico funcional
Para crianças que recebem apenas a amamentação como alimentação não há dieta.

Sim, pois a glicose pós- prandial é a determinação da concentração de glicose no sangue de uma pessoa 2 horas após a refeição.
 
Este período deve ser respeitado para que o médico tenha uma referência padronizada quanto ao nível de glicose observado.

Não é preciso jejum para coletar o espermograma. No entanto se o médico solicitar no mesmo a dosagem de frutose, recomendamos um jejum de 8 horas.

Para maiores informações consulte nossos atendentes.

Somente se o seu médico solicitar.
A urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar, isso dará o volume ideal para uma boa coleta.
   
O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.

Porque o exame de urocultura depende do crescimento ou não do microorganismo em um meio seletivo em uma temperatura ideal e isto pode durar em média 24 horas, caso haja o aparecimento de colônias bacterianas outro exame é realizado, o antibiograma, que auxilia o médico no tratamento.

No interior dos tubos de coleta existem substâncias líquidas ou em pó que garantem que o sangue ao sair do vaso sanguíneo seja mantido e conservado com as mesmas características observadas no interior do nosso organismo.

Para a coleta de sangue, a lista de exames é grande e o jejum ideal é diferente para cada um deles, por isso, vamos citar apenas os mais comuns:

Exames com jejum de 12 a 14 horas
Colesterol fracionado, perfil lipídico e triglicérides.
   
Exames com jejum de 8 a 12 horas
Acido úrico, Amilase, Cálcio, Fósforo, Fosfatases, Gama GTm HGH, Glicemia, Curva Glicemica, Ferro Sérico, Paratormônio, Transferrina, VDRL, Creatinina, PSA e TSH.
   
Jejum não obrigatório
Os exames de Hemograma e Coagulograma, quando solicitados como urgentes pelo seu médico, dispensam-se o jejum alimentar; porem o ideal quando possível, é manter um jejum de 2 horas após a ingestão de alimentos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Os exames não relacionados acima, solicitem instruções e/ou dietas específicas à Equipe do Valeclin Laboratório.

MIF é a abreviação de mercúrio, iodo e formol, que são conservantes, no entanto atualmente só é utilizado o formol mas a sigla continuou a ser utilizada pelos médicos e laboratórios.
  
O laboratório fornece um frasco contendo o MIF, o paciente coloca um pouco das fezes durante 3 dias diferentes e encaminha ao laboratório.

Prova Tuberculínica
É um método auxiliar no diagnóstico da tuberculose. A tuberculina é aplicada por via intradérmica no antebraço do paciente que deverá retornar ao laboratório em 72 horas para que seja feita a leitura da prova.

Existem alguns fatores presentes no sangue e/ou outros materiais que podem interferir nos resultados dos exames. Se ocorrer com o seu exame, a equipe do Valeclin Laboratório irá entrar em contato, para solicitar uma nova coleta, assim o exame será refeito conferindo maior qualidade ao resultado, sem qualquer despesa para você.

Não escovar os dentes, nem lavar a boca. O jejum é necessário.

Não, pois o esmalte dificulta a visualização do local na hora da coleta. Ao acordar as mãos ou pés não devem ser lavados para que o microorganismo a ser pesquisado não seja removido.

O coagulograma inclui testes de triagem para a avaliação da hemostasia (coagulação), geralmente solicitado no período pré-operatório.

Claro. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se existe alguma infecção, porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.
 
Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Isto se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia.

Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como:
– Veias finas, delicadas, com muita pressão;
– Falta de boa compressão no local da punção.

Existem muitos nomes iguais. Tenha sempre em mãos o RG ou outro documento de identificação com foto.
Outro documento muito importante são as carteirinhas do convênio, traga sempre que for realizar seus exames.
   
No caso de entrega de resultados via internet ou fax do consultório médico, solicite orientações da equipe de atendimento do Valeclin Laboratório.

O exame de cortisol deve ser coletado entre 07:00 e 08:00 horas, pois é nesse período que o hormônio atinge o seu pico máximo em nosso organismo.

Foi padronizado cores nas tampas dos tubos de coleta para facilitar a identificação do anticoagulante contido no seu interior, garantindo assim uma coleta correta, pois determinados exames necessitam de anticoagulantes específicos.

O esperma pode ser coletado em casa desde que seja por automasturbação.
  
Não pode ser coletado por coito interrompido, devido a contaminação vaginal do material e possíveis perdas do 1º ejaculado, fração de maior concentração de espermatozóides.
  
Após a coleta o paciente deverá marcar a hora da coleta e proteger o frasco ( fornecido pelo laboratório) do calor excessivo ou frio excessivo.
 
O material deve ser entregue no máximo até 30 minutos após a coleta.

Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.

BHCG qualitativo
É utilizado para obtenção de um resultado visual, qualitativo, de detecção precoce da gravidez.

BHCG quantitativo
Indica para o médico o tempo de gestação, bem como auxilia no diagnóstico de outras patologias.

O ideal é que o sangue seja coletado no intervalo entre as mamadas.

Não, só será possível retirar o laudo com o protocolo fornecido pelo laboratório no momento da coleta, identidade (RG) ou autorização prévia do paciente.

Lembramos que esta burocracia é necessária para que seja mantido a segurança e confidencialidade do laudo.

Alguns, sim. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.
  
Caso algum deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.

A urina pode ser coletada durante o uso de cremes vaginais, no entanto deve ser usado um tampão vaginal para que o creme não se misture na urina.

Coletas de secreções vaginais somente podem ser feitas 48 horas após o término do uso.