Close

04/04/2017

O que é Dengue?

Dengue - Aedes Aegypti

Dengue é uma doença viral transmitida através do mosquito Aedes Aegypti (fêmea) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito Culex, que pica durante a noite.
   
Dengue - Aedes AegyptiA infecção pode ser causada por quatro sorotipos diferentes (1, 2, 3 e 4), que de forma geral produzem as mesmas manifestações clínicas. Após o tempo de incubação do vírus, que varia de 5 a 15 dias, o indivíduo apresenta os sintomas da dengue. No início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas).
   
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado, ou seja, após picar uma pessoa que esteja com a dengue, este mosquito e todos os seus ovos poderão transmitir a doença.
   
Diagnóstico:

Através de exames específicos: A descoberta precoce da dengue é fundamental para determinar os cuidados clínicos com o paciente e contribui para a vigilância epidemiológica, para a pesquisa de formulação de vacina e também para a detecção precoce de uma possível epidemia.
  
O diagnóstico laboratorial pode ser feito através do exame NS1, que necessariamente deve ser realizado nos cinco primeiros dias, a partir do início dos sintomas. A partir do 6º dia a recomendação é pesquisar a presença de anticorpos IgG e IgM, que pode ser realizada por testes rápidos ou por metodologia automatizada.
  
Através de exames inespecíficos: Os achados laboratoriais inespecíficos mais importantes que acompanham o quadro da dengue são a concentração de hematócrito (aumento de 20%) e plaquetopenia.
   
Abaixo, dados representando a quantidade de exames NS1 realizados pelo Valeclin Laboratório entre janeiro a abril de 2015:

Gráfico - quantidade de exames NS1 realizados pelo Valeclin Laboratório entre janeiro a abril de 2015

Link de interesse:
Dengue – Portal da Saúde – http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/dengue